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10 Dicas de Hobbies e Atividades para Idosos

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Se manter ativo e produtivo é importante para todas as idades, especialmente para os mais velhos. A falta de atividades que incentivam a mente e o corpo pode causar perdas de disposição física e cognitiva e, para evitar isso, é essencial que eles se ocupem com hobbies/atividades adequados às suas necessidades.

Existem diversas opções que são eficientes e divertidas para que os mais velhos possam escolher. Citamos aqui 10 atividades que, se feitas corretamente e com entusiasmo, podem ajudar a resolver diversos problemas de saúde, desde depressão até a melhoria da coordenação motora.

Lembre-se que nunca é tarde para começar!

1. Jardinagem

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Cuidar de um jardim é uma boa terapia ocupacional para os idosos, podendo prevenir doenças como a depressão. A prática da jardinagem é uma ótima opção para aqueles que não saem muito de casa e precisam de uma atividade que gaste energia e ocupe tempo. A jardinagem evita a indisposição e dores no corpo, e pode ser bastante útil para aqueles que não podem se exercitar de forma convencional.

2. Culinária

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O ato de cozinhar é considerado um ótimo jeito de se exercitar enquanto se diverte. Ao cozinhar, você estará realizando diversos movimentos que auxiliam na melhora da coordenação motora, assim como o funcionamento da memória ao lembrar as receitas. Além disso, aulas de culinária são um jeito simples de socializar e fazer novas amizades, ajudando a prevenir a solidão.

3. Bordado

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Executar simples trabalhos manuais como o bordado, são bastante recomendadas para os mais velhos, pois é algo prazeroso e que não demanda muito esforço. Ao bordar, ou até mesmo tricotar, você exercita o cérebro e melhora sua concentração, à medida que vai realizando os movimentos com a agulha. Essas atividades também ajudam a reduzir o estresse e a prevenir doenças como a depressão.

4. Pintura

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A pintura é uma ótima opção para aqueles que gostariam de libertar sua imaginação, enquanto trabalham sua concentração e estimula ambos os lados do cérebro, tanto o direito, que está relacionado com o uso da criatividade, quanto o esquerdo, que implica o lado lógico e racional. Outro benefício da pintura é o aumento da autoestima e da confiança, pois os idosos vão ter a chance de compartilhar seu trabalho com os outros, se desafiando a melhorar cada vez mais.

5. Fotografia

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Essa atividade extremamente agradável pode ser feita a qualquer hora e a qualquer lugar, usando uma câmera (não precisa ser profissional), e sem necessidade de experiência. Manter o hábito de fotografar pode ser benéfico para se manter ativo e atento aos espaços ao redor. Além disso, montar um scrapbook com as fotos tiradas é um bom meio de se manter ocupado enquanto a mente trabalha.

6. Dança

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Dançar é uma atividade conhecida por melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando dançamos, nosso corpo relaxa à medida que os músculos vão dispersando a rigidez e o estresse, liberando endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de prazer.

Para aqueles que estão na melhor idade, dançar melhora as articulações, o ritmo, a resistência, o equilíbrio, aprimorando ainda as funções digestivas, respiratórias e neuromusculares. Além das melhorias físicas, a dança aguça a concentração, a noção espacial e promove a socialização com os outros.

7. Artesanato

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Além de ser considerado como um ótimo hobby, o artesanato é uma boa maneira de se ganhar dinheiro como um pequeno empreendedor. Existem diversos tipos de artesanato que podem ser escolhidos para passar o tempo e se entreter, como a decoupage, a cartonagem, objetos com material reciclável, a fabricação de sabonetes artesanais e pinturas em tecidos.

Desenvolver esses produtos podem provocar nos mais velhos um sentimento de utilidade, pois as artes produzidas servirão para outras pessoas além deles mesmos. Produzir peças para artesanato ajudam a melhorar a concentração e a capacidade de se expressar através da arte, consequentemente trazendo o sentimento de realização pessoal.  

8. Cerâmica

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A cerâmica é considerada como uma boa atividade ocupacional para aqueles que gostam de colocar a mão na massa e se aventurar em novos projetos. Fazer cerâmica pode ser muito benéfico para os mais velhos em se tratando do exercício das articulações.

O movimento necessário para produzir objetos feitos de cerâmica colaboram com o progresso das articulações das mãos e dos braços, evitando que esses músculos se atrofiam gerando outros problemas de saúde. Como o ato de fazer cerâmica é, na grande maioria das vezes, um trabalho solo, os idosos acabam ganhando autonomia e segurança para a realização de atividades diferentes dessas.

9. Jogos

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Jogos de cartas ou jogos de tabuleiro podem até parecer brincadeiras infantis com o objetivo de promover apenas a recreação, porém já foi provado que ao jogarmos qualquer tipo de jogo, a velocidade do nosso raciocínio aumenta, assim como a concentração passa a ser mais aguçada. Além disso, priorizar jogos que precisam de mais de um jogador, é um bom jeito de promover interações sociais, tanto com a família, quanto com um grupo de amigos, evitando a solidão. 

10. Leitura e escrita

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Manter o hábito de ler e escrever é essencial para deixar o cérebro ativo e com um bom desempenho. A importância da leitura para idosos tem contribuído para atrasar ou impedir a chegada de doenças neurológicas degenerativas.

Ao procurar ler livros de diferentes narrativas e autores, automaticamente o vocabulário aumenta, possibilitando melhores condições de expressão e uma comunicação mais clara. Manter um diário ou escrever pequenos contos de determinados períodos da vida também ajuda no combate de perda da memória.

Atividade Bônus

# Viagem

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Nunca é tarde para conhecer novos lugares e viver experiências marcantes. Viajar se tornou uma opção bastante procurada pela terceira idade e, cada vez mais vão surgindo pacotes de férias pensados especialmente para suprir as necessidades dos viajantes mais velhos.   

Programar uma viagem pode deixar o idoso mais animado, ao mesmo tempo que o faz sentir-se útil, à medida que vai programando os roteiros de passeio, os hotéis e os voos. Apesar de ser uma ótima opção, viajar requer um planejamento cuidadoso, para evitar quaisquer imprevistos durante os passeios.  

Procure pacotes para destinos que requerem menos esforço, com visitas a lugares relaxantes junto à natureza, bons restaurantes e idas a locais históricos. Além disso, providencie hotéis com melhor acessibilidade e adaptados com rampas de acesso, elevador, corrimão em todas as escadas, pisos nivelados e antiderrapantes em todas as áreas, além de barras nos banheiros e lavabos.  

E você? Gostou dessas dicas? Conhece alguma outra atividade que possa contribuir para uma maior qualidade de vida dos mais velhos? Comenta aqui!

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