Belo Horizonte: (031)3371-6072 WhatsApp: (031)97401-8723 | Juiz de Fora: (032)3321-7418 WhatsApp: (032)99953-4717 E-mail: locamed@locamed.com.br

Atendimento Whatsapp Atendimento Whatsapp

11 itens que ajudam a melhorar o dia a dia dos idosos

Com a chegada da terceira idade, surge também a necessidade de prestar mais atenção ao ambiente em que o idoso vive, para diminuir o risco de quedas, ferimentos, ou qualquer desconforto. Adaptações, pequenas reformas e uso de equipamentos podem proporcionar mais segurança e conforto no dia a dia e são ótimas formas para prevenir acidentes.

Listamos 11 itens que, se agregados ao cotidiano de idosos, ajudam a aumentar a qualidade de vida, evitando esforços desnecessários e tornando a rotina mais tranquila.

  1. Almofadas (varizes, lombar, antirrefluxo, casca de ovo)

almofada-antirrefluxo-locamed almofada-antivarizes-locamed almofada-assento-locamed

Almofadas são uma forma simples e eficaz de tornar espaços, como cadeiras e camas, confortáveis e evitar complicações de saúde. Uma almofada adequada deve distribuir a pressão, minimizar a pressão de pico em proeminências ósseas,estimular a postura correta, favorecer as atividades funcionais, bem como atender às preferências dos usuários em manutenção, conforto e estética.(Sprigle et col, 2003; Pipkin e Sprigle, 2008).

São vários os modelos e várias as funções das almofadas. Dentre elas, almofadas para varizes, que deixam as pernas erguidas não comprometendo a circulação do sangue; almofada para lombar, que corrige a postura quando o idoso estiver deitado ou sentado, além de deixar o espaço mais confortável. Evitar problemas posturais é muito importante para não desenvolver lesões na coluna e/ou nos músculos, além de evitar dores; almofadas antirrefluxo são, como o nome diz, para evitar refluxo, sempre que o idoso estiver deitado, uma vez que é inclinada e impede que fique alinhado; as almofadas de caixa de ovo são ótimas porque a superfície perfilada evita a formação de escaras, o que é uma grande preocupação para idosos que passam grandes períodos sentados. Se adapta em diversas superfícies, tendo uso ideal para assentos em cadeiras de rodas, escritórios, carro e casa, além de ser super confortável.

  1. Andador

andador-padrao-locamed

Andadores promovem estabilidade e equilíbrio para os idosos que têm dificuldade de locomoção, seja por uma lesão, seja por fraqueza muscular, seja por desequilíbrio. É preciso se ater às necessidades de cada idoso e as características dos andadores. Há dois tipos básicos: os padrões e os com rodinhas. Os padrões são os mais comuns, oferecendo total equilíbrio ao usuário, porém ele precisa ser erguido a cada passo, o que exige certa força nos membros superiores e cuidado para não se prender na superfície, como em tapetes por exemplo. Os andadores padrões não são adequados a longas caminhadas ou para uso externo, uma vez que retardam o caminhar do usuário.

Já os com rodinhas, podem ser 4 rodas ou 3, são ideais para uso externo, para fazer caminhadas, por exemplo. São mais rápidos por conta das rodas, porém, apesar dos freios para as rodas, não são tão firmes quanto os padrões e são mais pesados e maiores.

Há modelos diversos, a escolha é feita a partir do gosto e da necessidade do usuário, optando pelo fixo ou com rodas, articulado ou fixo, com ou sem suporte (isso no caso dos com rodas).

  1. Assento elevado e barras de apoio sanitário

barra-apoio-vaso-sanitario-deficientes-idososassento-sanitario-idosos

Ir ao banheiro pode ser uma atividade perigosa e desconfortável para idosos, uma vez que são mais frágeis e apresentam fraqueza muscular. Por isso barras de apoio sanitário e assento elevado para o vaso sanitário são soluções viáveis, de simples instalação e eficientes. Os movimentos de sentar e de levantar podem ser difíceis para a maioria dos idosos, por isso as barras ao lado ou em frente ao vaso sanitário são muito cômodas, já que diminuem a necessidade de esforço e conferem estabilidade.

No caso do assento elevado, eles ajudam o idoso na medida que elevam o assento do vaso e, assim, evitam a necessidade de dobrar muito os joelhos e o esforço físico.

  1. Barras de apoio 

banheiro-adaptado-idoso-locamed

Apoios para levantar são um auxílio muito bom para idosos. As barras de apoio são facilmente instaladas e podem ser colocadas nos mais diversos espaços da casa. No banheiro, é importante que estejam dentro do box e próximo ao vaso sanitário. No banho, conferem mais estabilidade e é uma segurança para evitar uma possível queda, uma vez que o piso molhado intensifica essa possibilidade. Nos demais cômodos da casa é válido instalar barras em todos os locais de passagem, onde o idoso possa precisar de apoio para se locomover. Uma casa adaptada é uma casa segura.

  1. Barra de apoio para cama

barra-apoio-cama-idosos

Levantar, principalmente das camas, é um grande esforço para os idosos. Por isso, um objeto que proporciona maior segurança e independência são as barras de apoio para serem acopladas nas camas. Elas possuem uma alça onde a pessoa pode segurar e se apoiar para se deitar ou se levantar.

Geralmente, elas se adaptam às camas box e convencionais, são compactas e podem ser transportadas para qualquer lugar.

  1. Bengala 4 pontas

bengala-4-pontas

A bengala de 4 apoios é mais estável em relação as bengalas comuns e reduz ainda mais a sobrecarga nos membros inferiores. Por ter uma maior base de apoio, diminui o risco de deslizamento lateral.

A indicação clínica, segundo relatório do Ministério da Saúde, é para pessoas “com marcha sem restrições de sustentação de peso nos membros inferiores, mas que tenham déficits de força muscular e/ou alterações de equilíbrio. Sua principal indicação está nos casos onde há alterações funcionais decorrentes da senilidade e/ou de disfunções neurológicas, cursando com déficit de equilíbrio e força, que necessitem apenas de apoio unilateral, mas com maior base de sustentação”. 

  1. Cadeira/banco para banho

banqueta-apoio-banho-idosos

O banho pode ser uma atividade perigosa. O piso escorregadio aumenta a chance de queda e de lesões graves. A cadeira, ou banco de banho, é uma solução que não deve ser desprezada.

Ao ser instalada dentro do box, o equipamento confere maior conforto, segurança e comodidade, já que reduz a fadiga excessiva, por não ser necessário que o idoso permaneça em pé durante toda a higienização. inclusive para aqueles idosos que contam com auxílio de um cuidador, o banco torna esse momento muito menos estressante.

  1. Camas motorizadas

cama-motorizada-idosos

Camas motorizadas podem ser um grande facilitador na vida de um idoso. Primeiramente, elas são inteiramente articuladas, o que facilita o posicionamento para as mais diversas atividades, como se alimentar, ver tv, receber uma visita ou sentar-se. A cama também conta com leito ajustável, ficando na altura desejada, o que permite equiparar a altura da cama com a atividade a ser realizada. Ela proporciona mais conforto e independência ao idoso.

Camas motorizadas são pensadas para serem facilmente higienizadas, o que é uma necessidade mais frequente na vida de um idoso, e para garantirem segurança, já que a maioria conta ainda com grades de proteção, que impedem quedas.

  1. Grade de Cama

Durante o sono, o idoso pode se movimentar e acabar caindo e se acidentando. Por isso a grade de cama é uma solução simples e eficaz. Torna a cama um local apenas de descanso e não de risco e preocupação.

  1. Mesa de Refeição

A mesa de refeição facilita a alimentação cotidiana. Não exige que o idoso se locomova e se acomode em outro lugar para se alimentar. Além de tornar o ato mais confortável, uma vez que a sua altura é ajustável, podendo ser encaixada na cama ou encostada em poltronas/cadeiras e deixando o alimento, pratos e talheres mais próximos.

  1. Poltrona de descanso

poltrona-descanso-idosos-locamed

Poltronas de descanso reclináveis, além, de serem mais confortáveis protegem a coluna dos idosos e ajudam na circulação, já que geralmente podem manter as pernas mais elevadas. São facilmente instaláveis e podem ser colocadas em qualquer cômodo da casa.

Nesse artigo, listamos alguns equipamentos que ajudam a melhorar a rotina de idosos, ajudando na segurança e aumentando o conforto. Você já conhecia todos estes equipamentos? Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões.

*As informações acima são meramente informativas e não substituem indicações e recomendações médicas.

 

Comentários

Desenvolvido por Guia-se - Agência de Marketing Digital