A expectativa da vida do brasileiro tem aumentado a cada dia. Os avanços da medicina e a prevenção de doenças têm permitido à população uma vida mais longa e saudável.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada em abril deste ano, pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – o número de idosos cresceu 18% nos últimos cinco anos, chegando a mais de 30 milhões em 2017.
Com a idade mais avançada, mesmo que os idosos estejam com a saúde em bom estado, não podemos descuidar da segurança, principalmente dentro de casa. Pesquisas comprovam que a maior parte dos acidentes acontece dentro de casa e não na rua. No ambiente familiar, o idoso se sente mais seguro, está mais familiarizado e acaba não percebendo armadilhas.
Dados alarmantes
Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas acontecem em casa, sendo que 30% delas causam a morte de idosos e cerca de 40% causam lesões graves, principalmente no joelho e quadril.
E a melhor maneira de prevenir os acidentes é criar um ambiente seguro dentro de casa.
Continue lendo o artigo que vamos te mostrar que não é difícil fazer grande parte das adaptações necessárias. Cômodo a cômodo você verá o que pode ser feito.
Acompanhe:
Em toda a casa
- Preste atenção ao piso, se não é escorregadio e muito liso. Se for, é possível colocar fitas antiderrapantes. Existem no mercado diversos tipos, inclusive transparentes, que não prejudicam a decoração;
- Reforce a iluminação. Aproveite ao máximo a luz natural e utilize lâmpadas mais fortes;
- Retire os tapetes, pois são grande fonte de tropeços e escorregões.
- Nunca deixe aparelhos ligados à tomada com o fio atravessando o caminho ou debaixo de mesas e cadeiras (celulares, computadores, eletrônicos em geral e eletrodomésticos)
- As portas devem ter 80 cm de largura, no mínimo, para permitir a passagem de andadores e cadeiras de rodas;
- Evite portas com trancas, pois facilita o acesso e o socorro, caso necessário.
Sala
- Tenha móveis firmes e robustos. Muitas vezes, com a falta de equilíbrio dos idosos, eles acabam servindo de apoio. Eles precisam estar presos ao chão ou à parede. E dê preferência para as bordas arredondadas;
- Sofás, poltronas e cadeiras devem ser firmes e a altura precisa ser suficiente para manter os dois pés apoiados no chão. Cadeiras e poltronas com braços facilita o movimento de sentar e levantar;
- Aparelhos de som, de TV e telefones devem ter os fios presos à parede ou ao móvel. Os controles devem estar sempre ao alcance das mãos e em lugar de fácil acesso, bem como o telefone;
- Não deixe enfeites, como vasos, esculturas leves etc na beirada dos móveis. deixe este espaço livre para apoio
Cozinha
- As bancadas e pias devem ter altura entre 80cm e 95cm. Essa altura possibilita ao idoso manipular objetos, alcançar a comida e lavar a louça sentado, se precisar;
- Para os armários, o ideal é que eles estejam a 50cm e 150 cm de altura. Assim, o idoso não precisa se abaixar ou subir em escadas ou ficar na ponta dos pés para alcançar o que deseja;
- Produtos, alimentos e objetos que são frequentemente usados pelo idoso devem estar sempre ao alcance. Deixá-los mais na beirada de prateleiras e armários e não no fundo.
Lavanderia e área de serviço
- Nestes ambientes, o mais importante, além da altura de pias e armários, que já citamos, é o cuidado com produtos de limpeza que podem causar intoxicação, alergias e queimaduras graves. Identificá-los com etiquetas coloridas, cores fortes e nome com a letra bem grande evita confusões.
- Outro cuidado importante nessa área é não guardar objetos, como vassouras, rodos, mesa de passar, por exemplo, de forma que ao abrir o armário eles possam cair para fora.
Escadas
- O ideal é eliminá-las criando rampas ou formas alternativas de acesso, como elevadores ou cadeiras elevatórias. Não sendo possível este ajuste, coloque corrimão dos dois lados e não se esqueça de uma excelente iluminação e faixas de sinalização fluorescentes indicativas do início dos degraus e do fim deles.
Quarto
- A cama deve ter altura que permita ao idoso apoiar os dois pés no chão quando estiver sentado;
- Evite ficar mudando os móveis de lugar, pois conhecendo bem o ambiente e se acostumando a ele, o idoso tem mais capacidade e segurança de transitar pelo ambiente, desviando dos obstáculos.
Banheiro
Até para adultos e crianças, o banheiro é o ambiente mais perigoso da casa, sem dúvida.
- O piso deve ser antiderrapante e devem ser colocadas barras de apoio no boxe e nas laterais do vaso. Hoje em dia, há uma espécie de braço, preso na parte posterior do vaso, que dá bastante segurança na hora de sentar e levantar;
- Tapetes devem ser evitados porque não são seguros. Coloque faixas adesivas antiderrapantes. Existem alternativas transparentes, que não interferem na decoração.
- Um banquinho ou cadeira deve ser colocada no box, se couber, para que o idoso possa se apoiar ou se sentar. Mas atenção! Não utilize cadeiras soltas e de plástico, elas são muito perigosas. Há modelos que são presos à parede, bem mais seguros.
- Torneiras e maçanetas na forma de alavanca são mais fáceis de manusear
Corredor
- Aqui é importante seguir as recomendações passadas para as escadas, principalmente se houver algum desnível: manter o ambiente bem iluminado, com corrimão e sinalização.
Áreas externas
- Nas áreas externas é mais importante ainda contar com piso antiderrapante e sinalização indicando desnível e degrau;
- Cuidados com os animais de estimação, para que eles não pulem nos idosos, o que pode acarretar lesões na pele, já que geralmente ela é muito fina e sensível, e quedas por desequilíbrio.
- Não deixe mangueiras e demais objetos espalhados pelo caminho
Viu que não é tão difícil adaptar a casa para os idosos? Com pequenos cuidados, conseguimos oferecer um ambiente mais seguro e acolhedor. Eles merecem, não é mesmo?
E na sua casa, há pessoas idosas? O ambiente está seguro? Teve alguma ideia que melhorou muito a segurança dos seus familiares? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!
Gostaria de mais dicas de saúde e bem-estar? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog direto no seu email.
Fonte: https://goo.gl/Ydt3uW