Praticar a reciclagem e incentivar os outros a fazerem o mesmo contribui para um planeta melhor e mais limpo! Mas você conhece o jeito correto de descartar com responsabilidade?
Existem diversas maneiras de reciclar diferentes objetos e, no caso daqueles que são produzidos em massa e consumidos por milhões de pessoas, como medicamentos, é sempre bom manter-se consciente do impacto que estes causam, se não forem descartados da maneira correta.
No caso de caixas e cartelas de remédios, é extremamente importante coletá-los e reciclá-los da melhor maneira possível, para isso, separamos algumas dicas para te ajudar e ainda repassar para o próximo:
O descarte correto de medicamentos e embalagens é fundamental para evitarmos riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando não descartado apropriadamente, elas apresentam riscos à água, ao solo, aos animais e à saúde pública.
Como funciona o descarte na lei?
Você conhece a lei nº 12.305/10? Mesmo que nunca tenha ouvido falar, essa lei é fundamental para ajudar na preservação do meio ambiente, impedindo que resíduos como, embalagens e cartelas de remédios sejam descartadas de forma inapropriada.
A Lei garante a redução na geração de resíduos, tendo como orientação a prática de hábitos sustentáveis e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
A lei também exige que os setores públicos e privados administrem seus resíduos da melhor forma possível. Ajuda a criar metas que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal, metropolitano e municipal; além de instituir que os responsáveis elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Além de terem instituído a lei nº 12.305/10, a Anvisa possui uma lista de postos de coleta credenciados, sendo que o processo todo é regido pela norma ABNT NBR 16457:2016, que, para que não haja risco de contaminação, tanto medicamentos vencidos, quanto embalagens que tiveram contato com o remédio, devem ser descartados em locais apropriados para que sejam encaminhados ao seu destino sem nenhum risco à população e ao meio ambiente.
Riscos
Como já dissemos anteriormente, existem muitos problemas que são gerados no meio ambiente, quando as embalagens de medicamentos não são descartadas de maneira correta. A seguir, você vai conhecer os maiores riscos ao ambiente, que infelizmente não são muito divulgados, mas que, quando evitados, podem servir de grande ajuda na preservação do nosso ecossistema:
Como evitar a contaminação por remédios?
Agora que você está por dentro de todas as informações sobre o descarte correto de embalagens e remédios, é hora de colocar em prática. Logo abaixo, separamos alguns links que te ajudarão na hora de descartar medicamentos e além disso, outros objetos que precisam também ter seu destino final da forma mais responsável possível, evitando qualquer desperdício e poluição desnecessária no meio ambiente.
Onde encontrar locais para descartar meus remédios?
Caso você não saiba a melhor maneira ou o melhor lugar para descartá-los, existem sites, como o https://www.ecycle.com.br/index.php, que indica os locais mais próximos a você para o descarte, e aplicativos como o “Cataki” que recolhem os materiais.
Para conhecer os pontos de coleta mais próximos, clique aqui, escolha no formulário o que deseja descartar, coloque o seu CEP e pronto! Fácil, prático e benéfico para o planeta!
Compartilhe as informações acima para que todos possam entender o processo de descarte apropriado, contribuindo para um meio ambiente saudável.